NiT
Este hostel português é um dos mais “elegantes” da Europa
Quem o diz é o jornal inglês “The Guardian”.
Foi numa mansão do século XX que abriu, em abril do ano passado, o Blue Boutique Hostel & Suites. Com uma boa vista para o mar e a apenas 200 metros da praia, o hostel foi considerado um dos espaços mais “smartest” (elegante, inteligente) da Europa. A opinião é do “The Guardian”, que elaborou uma lista com os melhores dez novos hostels europeus.
“Este novo hostel obtém pontuações máximas na localização, com vista para o Atlântico no Estoril”, escreve o jornal britânico. “As áreas comuns no piso térreo parecem-se mais com um hotel do que com um hostel, tendo mobiliário e tapetes elegantes, pavimentos de madeira e objetos de arte artisticamente espalhadas.” Já os quartos são mais simples, diz o jornal: os dormitórios são sobretudo brancos, com alguns apontamentos de cor rosa pastel, azul ou verde.
Juan Matias ouviu a notícia através da rádio. “A nossa ambição sempre foi grande”, diz à NiT o proprietário do hostel.”Sempre tivemos expectativas de entrar no top 10 português, mas daí a ter o reconhecimento a nível europeu… Estávamos longe de pensar nisso.” “É o reconhecimento de um trabalho árduo e de muitas noites passadas sem dormir, até porque numa fase inicial nenhum de nós largou os seus empregos”.
“As áreas comuns no piso térreo parecem-se mais com um hotel do que com um hostel”, escreve o “The Guardian”
Os sócios fundadores do Blue Boutique são três: Juan Matias, a irmã, Pilar Matias, e o amigo de infância de Juan, Bernardo Amaral. Juan Matias tem 37 anos e nunca esteve ligado ao mundo da hotelaria. “Eu trabalhava na indústria do café — estive seis anos na Delta Cafés —, e viajava muito. Tive muito contacto com a hotelaria lá fora, e achei que havia possibilidade de desenvolver um projeto semelhante aqui.” Foi depois de uma má experiência num hostel em Aljezur que Juan Matias decidiu mesmo abrir o seu hostel. “Tinham uma taxa de ocupação de 100{cc2ec30ddcf65067e33cab1b122699df74480e09b7cfe65a62019e9ea7cf73b4}, porém não tinha condições nenhumas — não havia limpeza, tinham bichos, o staff estava pouco preparado…”.
Juan Matias decidiu fazer tudo exatamente ao contrário. “Apostámos no rigor, na limpeza, na preparação do staff e no requinte, sobretudo no requinte”. Primeiro ainda pensou em abrir um espaço em Lisboa, mas como achou que o mercado estava saturado, decidiu arrancar com o projeto no Estoril. Até fazia mais sentido. Apesar do nome Juan — que vem do pai, que é espanhol —, ele nasceu e cresceu no Estoril.Juntou-se ao amigo Bernardo Amaral, assessor de imprensa do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e à irmã Pilar Matias, engenheira de produção da NOS. Hoje, Juan Matias foi o único que deixou a profissão para se dedicar apenas ao hostel.
Na lista dos hostels mais elegantes da Europa, o “The Guardian” reconheceu ainda o Generator Paris (Paris, França); o suíço WellnessHostel 4000 (Saas-Fee, Suíça); o Slo-living (Lyon, França); o Backstay Hostel (Ghent, Bélgica); o Basecamp Bonn (Bonn, Alemanha); o The Hat (Madrid, Espanha); Ecomama (Amesterdão, Holanda); o Wombat’s (Londres, Reino Unido); e o Loft (Reiquiavique, Islândia).
O Blue Boutique Hostel tem preços a partir dos 20€ (dormitórios) ou 69€ (quarto duplo com casa de banho partilha), em época alta. O pequeno-almoço está incluído no preço.
Carregue na imagem acima para saber mais sobre o hostel.